O Município de Mondim de Basto promoveu uma jornada de formação e partilha de boas práticas, dedicada ao turismo de natureza, ao desporto e à sustentabilidade, que juntou técnicos, professores, investigadores e agentes económicos que se dedicam a estes setores para exemplificarem boas práticas a nível nacional, mas também europeu.
A Natureza, o Desporto e a Sustentabilidade foram o mote para um seminário dedicado ao tema “Exploradores por Natureza: Águas Bravas”, que a autarquia de Mondim de Basto partilhou com os amantes dos Desportos de Natureza, os promotores e agentes turísticos e também outros Municípios.
A atividade decorreu durante todo o dia desta quarta-feira, no auditório do Favo das Artes – Casa da Cultura e contou com 9 painéis temáticos que abordaram temas como a importância dos desportos de natureza para os municípios e para a economia local, desportos de águas bravas, rios livres, proteger e restaurar em prol das pessoas e da natureza, Mondim de Basto como potência do turismo de natureza, águas bravas como desporto de alto rendimento, no contexto do desporto escolar, a segurança nos desportos de águas bravas e os desportos de natureza como uma aposta de futuro. bem como exemplos de boas práticas a nível nacional, mas também europeu.
O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, presidiu à abertura do Seminário e afirmou que “Mondim de Basto é um território beneficiado com uma natureza ímpar e o executivo municipal continua empenhado em criar, com as associações e agentes turísticos locais, sinergias que têm permitido produzir uma nova dinâmica no território. O nosso objetivo passa, precisamente por investir na sustentabilidade do território e colocar a natureza como fator do desenvolvimento ambiental, económico e social.”
O Seminário “Exploradores por Natureza: Águas Bravas” inseriu-se no calendário de atividades do programa “Abre Asas até Mondim”.