O Município de Mondim de Basto tem vindo a realizar várias ações de fogo controlado, de forma planeada e segura, com o objetivo de prevenir grandes incêndios rurais, incentivar a renovação de pastagens para o pastoreio extensivo e melhorar os ecossistemas e habitats de várias espécies.
Estas ações têm vindo a ser executadas com a colaboração do Secretariado de Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto e os Sapadores Florestais do concelho.
Até à data, cerca de 40 hectares já foram executados, nas freguesias com território de montanha e cultura de pastoreio extensivo, como o Bilhó, a União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas e a União de Freguesias de Campanhó e Paradança.
O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, explica tratar-se de “ações importantes para a gestão de combustível e a renovação das áreas de pastagem, que devem ser planeadas e realizadas com os meios técnicos apropriados”.