Mondim de Basto aderiu ao exercício nacional “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e desenvolveu, com os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto – idosos com mobilidade reduzida e crianças em idade pré-escolar – um exercício de sensibilização para o risco sísmico.
Esta atividade foi desenvolvida, no passado dia 5 de novembro, às 11h05 pelos Serviços Municipais de Proteção Civil e procurou chamar a atenção para a importância dos comportamentos a adotar pelos cidadãos em caso de sismo. Contou também com a colaboração dos Bombeiros Voluntários do concelho que falaram sobre o pós-sismo, nomeadamente a ocorrência de incêndios, com especial destaque para o uso de extintores, e a evacuação dos edifícios.
Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco sísmico. Conhecer os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo, pode ser essencial para se salvar vidas.
Em www.aterratreme.pt poderá encontrar toda a informação útil sobre este exercício e sobre os comportamentos de autoproteção a adotar.
O Município expressa o seu agradecimento ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto, pelo acolhimento deste exercício naquela instituição.