De 7 a 11 de maio de 2025, Mondim de Basto volta a receber a Colmeia Literária - Feira do Livro, com um programa diversificado, que pretende envolver toda a comunidade. A Colmeia Literária pretende ser não só uma feira, mas também uma oportunidade para encontros, conversas e descobertas.
Durante cinco dias, os jardins da Praça do Concelho vão ser um espaço de celebração dos livros, dos autores e dos leitores com uma programação vibrante e inclusiva. Esta segunda edição traz à região algumas das vozes mais reconhecidas da literatura e comunicação em Portugal, com destaque para Fátima Lopes, Margarida Rebelo Pinto, Rodrigo Guedes de Carvalho, Luís Osório, Francisco Moita Flores e Alberto Santos.
A abertura oficial da II Colmeia Literária está agendada para o dia 07 de maio, com a apresentação do livro “O amor mora no andar de cima”, de Fátima Lopes, uma das figuras mais queridas da televisão e da escrita em Portugal.
Ainda no dia 07 de maio, a Colmeia Literária convida a comunidade a mergulhar nas histórias da terra com a Caminhada Literária do Barrio à Costeira, guiada pelo escritor Luís Jales de Oliveira. Esta atividade vai aliar o património natural e cultural de Mondim de Basto à literatura, propondo um percurso que resgata memórias locais através das palavras dos escritores locais.
No dia 08, a noite ganha brilho com Margarida Rebelo Pinto, que trará ao público a sua mais recente obra “A Grande Ilusão”, prometendo momentos de reflexão e emoção.
O fim de semana será marcado por encontros literários imperdíveis: a aposta na juventude e nas novas formas de comunicação literária ganha palco com o II Encontro Literário com Bookstagrammers, um espaço de partilha e inovação onde criadores de conteúdo digital ligados aos livros se encontram para debater tendências, recomendar leituras e inspirar novos públicos. A noite de sábado vai receber o reconhecido jornalista e romancista Rodrigo Guedes de Carvalho que sobe ao palco às 21h15 para uma conversa intimista com os leitores. Logo a seguir, pelas 22h15, será a vez de Luís Osório, também ele autor e comentador de referência, partilhar ideias, histórias e reflexões.
Já no domingo, dia 11, o destaque vai para Francisco Moita Flores, figura incontornável da escrita policial e histórica, que apresentará o seu novo livro “Agora e na Hora da nossa Sorte”, pelas 16h00. O encerramento da feira será feito com chave de ouro com Alberto Santos, às 18h00.
A Colmeia Literária – Feira do Livro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mondim de Basto, que pretende afirmar o concelho como um polo cultural de referência no interior norte do país.
Ao longo dos cinco dias do evento, estarão presentes no recinto expositores/livrarias com uma vasta variedade de livros para todas as idades e gostos literários.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira “a Colmeia Literária, é mais do que um evento literário, esta feira é um convite ao encontro entre gerações, onde o amor pelos livros é o fio condutor de cinco dias de partilha, aprendizagem e inspiração”.